Aços para Molas: Características

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Os aços para molas devem se adequar às condições severas que o produto exige. De fato, as molas podem estar sujeitas a grandes carregamentos, além de outros efeitos adversos tais como temperaturas, ambientes corrosivos, vibrações, dentre outros.

Composição Química dos Aços para Molas

Os aços de alto carbono, na maioria dos casos, atendem a todos os requisitos necessários para a produção de molas. A composição destes aços varia entre 0,50% e 1,20%, sendo assim os mais populares como matéria-prima para molas.

Para aplicações mais específicas os aços ligados tomam o espaço dos aços de alto carbono. A preferência aos aços liga se dá para aplicações em ambientes altamente corrosivos ou quando necessitam de uma maior resistência mecânica e à fadiga, apesar de serem mais suscetíveis a falhas superficiais. Para temperaturas até 200 °C, são viáveis os aços Si-Cr ou Cr-V, para temperaturas superiores, os aços Cr-Ni ou aços rápidos são preferíveis.

Fabricação de Molas

Além da composição química, o processo de fabricação das molas influenciará grandemente na escolha do aço, havendo dois processos principais de fabricação. No primeiro processo, a partir de tiras em estado recozido, se executam processos de conformação para que assumam a forma de mola, passando por têmpera em revenido em seguida. No segundo processo, há a conformação em molas de tiras que já passaram por endurecimento, passando por tratamentos térmicos de alívio de tensão logo em seguida.

Tipos de Molas

Há basicamente dois tipos de molas: helicoidais e semi-elípticas, sendo as molas helicoidais podendo ser de extensão, de compressão ou de torção. Para as molas de extensão e de compressão, os cálculos de resistência dependem das propriedades de torção e do módulo de elasticidade sob torção. Já para as molas de torção, os cálculos de resistência dependem das propriedades de tração e do módulo de elasticidade sob tração.

Por meio de barras e fios se fabricam as molas helicoidais por enrolamento. Estes fios passam por um endurecimento prévio, possuindo excelentes propriedades mecânicas. já a produção de molas semi-elípticas se dá com tiras de aço laminado recozido ou temperado.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!