Cérebro é acordado várias vezes enquanto dormimos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Cérebro é acordado várias vezes enquanto dormimos

Você sabia que o cérebro acorda várias vezes durante o sono? Continue a leitura para descobrir como isso ocorre, afinal, ter o cérebro acordado é algo que todos queremos saber o por que!

A noradrenalina, também denominada como norepinefrina, pertence à família das catecolaminas e atua como hormônio e neurotransmissor, além de ser um precursor da adrenalina. Que é sintetizada na medula suprarrenal e no sistema nervoso em resposta ao estresse de curta duração, como uma situação de luta ou fuga.

Além das funções citadas, também é responsável por acordar o nosso cérebro durante o sono.

Isso é o que cientistas dinamarqueses revelaram em um estudo divulgado na renomada revista científica Nature. Para chegar nesta conclusão, eles monitoraram o cérebro de camundongos e notaram um pico de atividade neurológica mais de 100 vezes enquanto o roedor estava dormindo.

O estudo mostrou que, enquanto dormimos, os níveis de noradrenalina do corpo se comportam como uma onda, aumentando e diminuindo. Baixos níveis de noradrenalina indicam que o indivíduo está dormindo, enquanto altos níveis indicam que o cérebro está temporariamente acordado.

É bom ou ruim acordar o cérebro?

Isso significa que, quanto ativada durante o sono, acordamos neurologicamente, pois existe atividade cerebral similar a que temos quando estamos acordados.

Contudo, não há motivo para grandes preocupações. Embora o aumento da noradrenalina acelera o cérebro, o período é bem curto, inferior a 15 segundos. Desse modo, não é o suficiente para acordar do sono e restabelecer a consciência.

Pelo contrário, as interrupções do sono proporcionadas pela noradrenalina são benéficas. Os pesquisadores apontam que esses curtos despertares neurológicos são importantes para a memória, além de redefinir o cérebro para armazenar a memória quando voltamos a dormir.

Embora os pesquisadores realizarem pesquisas em camundongos, suas descobertas estendem-se para nós humanos. Isso justifica uma vez que se concentraram em mecanismos biológicos fundamentais, compartilhados por todos os mamíferos.

Clique aqui para ler outros textos tão interessantes como este.

Outros Artigos

Saiba-mais-sobre-Bioquímica
Bioquímica

Saiba mais sobre Bioquímica

Saiba mais sobre a bioquímica e descubra como o estudo dos processos químicos abrangem um enorme campo de investigação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!