Entendendo o Câncer

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Entendendo o Câncer

O câncer traz consigo um quadro que traz medo e incertezas na sociedade. Durante muito tempo, houve um desconhecimento da doença, gerando o sentimento de incapacidade por parte dos médicos. Porém, a ciência trouxe informações, de modo que, entendendo o câncer, poderemos combater a doença.

Entendendo o câncer: O que é?

Em suma, o câncer é o nome de mais de 100 doenças, todas elas com crescimentos de células que infestam tecidos e órgãos. Quando esse crescimento celular é anormal, nódulos, massas ou tumores benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos) podem se desenvolver.

As células cancerígenas que se dividem rapidamente tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, levando à formação de tumores (conjuntos de células cancerígenas) ou crescimentos malignos. No entanto, os tumores benignos são massas de células que se multiplicam lentamente. e é semelhante ao tecido original que dificilmente é uma ameaça à vida.

Como Começa?

Primeiramente, o câncer começa quando as células de um órgão ou tecido do corpo começam a se desenvolver fora de controle. Este crescimento é diferente do crescimento celular normal. Logo, em vez de morrer, as células cancerígenas seguem a crescer e a formar novas células anormais, podendo invadir outros tecidos.

O corpo humano é formado por células que se multiplicam pela divisão celular. Em algumas situações em que essas células estão alteradas. Tecnicamente conhecido como carcinogêneas e adquirem aparência anormal em comparação com células normais por vários motivos.

Essas células perdem a capacidade de restringir e controlar seu crescimento e, portanto, se multiplicam de forma muito rápida e incontrolável.

O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as formações genéticas para cada célula. No entanto, alguns genes contêm formações para controlar o crescimento e a divisão celular.

Desse modo, os cânceres podem ser ocasionados ​​por modificações no DNA que se tornam oncogêneses ou pela desativação de genes supressores de neoplasia. As pessoas podem herdar DNA anormal, mas podem ocorrer danos nas estruturas durante a divisão ou exposição a algo no ambiente.

Às vezes, a causa do dano ao DNA pode ser algo tão obvio quanto fumar ou exposição ao sol. No entanto, é raro saber a causa exata do câncer. Na maioria dos casos, as células cancerígenas formam tumores. 

Como se espalha?

As células cancerígenas geralmente se alastram para outras partes do corpo onde começam a crescer e formar novos tumores. Consequentemente, quando as células cancerígenas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo, os tumores se propagam e substituirão o tecido normal. Este processo é chamado de metástase.

Quais os tipos?

Por conseguinte, os tipos de câncer podem ser divididos em categorias mais amplas, como:

  • Carcinomas: eles começam na pele ou tecidos que cobrem os órgãos internos. Existem vários subtipos de câncer, incluindo o adenocarcinoma; carcinoma basocelular; carcinoma espinocelular e muitos outros.
  • Sarcomas: se originam no osso, cartilagem, gordura, musculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte.
  • Leucemias: começam no tecido produtor de sangue, como a medula óssea, fazendo com que um grande número de células anormais na corrente sanguínea.
  • Linfomas e Mielomas: começam nas células do sistema imunológico.
  • Cânceres do Sistema Nervoso Central: se situam no cérebro e da medula espinhal.

Entendendo o câncer: Tratamentos

Assim sendo, cada tipo de câncer poderá ser tratado de uma maneira. Desse modo, é essencial a avaliação médica para estipular o melhor tratamento para o caso. Dentre as possibilidades existentes, temos:

  • Cirurgia
  • Quimioterapia
  • Radioterapia
  • Hormonioterapia
  • Terapia Alvo
  • Imunoterapia
  • Transplante de medula óssea

Veja outros artigos: Glasgow: O que é e por que conhecer?

Se você busca aprofundar mais, leia: ABC do câncer

Outros Artigos

Saiba-mais-sobre-Bioquímica
Bioquímica

Saiba mais sobre Bioquímica

Saiba mais sobre a bioquímica e descubra como o estudo dos processos químicos abrangem um enorme campo de investigação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!